4 de junho de 2007

Uma fonte eterna de inspiração...




Há quem diga que Senhor dos Anéis é um saco. Há quem diga que Senhor dos Anéis é um pé no saco. E há quem diga que o senhor dos Anéis é muito...muito...ãããhn...pé no saco. E ainda, lá no fundo, mas bem no fundo deste país onde a grande maioria no máximo passa os olhos em livros de Bruna Surfistinha e Jorge Amado por causa da putaria (não estou falando mal nem nada do Jorge, e é claro que a Bruna Surfistinha não chega nem aos pés dele, pois há muita literatura nos livros dele e eu gosto deles, mas que tem putaria nos livros dele, e, principalmente no dela, ah isso tem...), há quem diga que J.R.R Tolkien (Autor de SDA) foi o marco zero (há quem diga, veja bem) da literatura, o cara que fundou a Bíblia Rpgística (É uma brincadeira que os Jogadores de RPG’s usam quando o assunto é Senhor dos Anéis e Tolkien em relação ao RPG, já que o RPG usa diversos elementos que estão presentes nos livros de Tolkien: mitologias, ambientes e culturas, semelhanças com personagens dos vários livros de J.R.R.Tolkien) e que inspirou o primeiro jogo de RPG Dungeons & Dragons, e o próprio desenho, que no Brasil é conhecido como Caverna do Dragão. Inspirou também, escritores como Stephen King, que acabou dando origem a saga Torre Negra em sua juventude após muito ler sobre Tolkien e suas literaturas, dando vida ao Pistoleiro (Roland Deschain) que guia as aventuras rumo a Torre Negra (essa história possui vários ganchos usados no SDA) e a autora das histórias do bruxo mais conhecido em todo o planeta hoje em dia e que vende livros como água no deserto, J.K Rowling (sentiu uma analogia ao nome J.R.R Tolkien ai?) inspirou-se muito em SDA para fazer o mundo de Harry Potter(não é a toa que os dementadores de Harry Potter são cópias quase que exatas dos espectros do Anel de SDA ^^)



Mas o fato é que J.R.R Tolkien era um gênio, e disso eu não tenho dúvidas, pois quem leu a fundo os seus livros (inclusive o SDA) percebe o quão longe ele foi em seu mundo. Tolkien criou línguas, mundos, usou muito conhecimento geográfico em seus mapas e mundos, deixando em detalhes muitas explicações sobre a Terra- média em vários aspectos (como o linguístico, o Geográfico e o Histórico), o porque dos nomes, qual a origem dos elfos na Terra-média, os Hobbits, porque Aragorn (e muitos outros) viveu muito mais que um ser humano comum (vide SDA), o porque dos Rios e Mares, e por aí vai. E é claro, também ficaram muitos mistérios não revelados, como a origem de Tom Bombadil esse fabuloso personagem que é um dos coadjuvantes da história do Anel (Vide capítulo 6 da Sociedade do Anel). O mundo do Senhor dos Anéis é muito, muito fantástico e ainda muito completo. Para quem gostou dessa aventura vivida por Frodo e cia, acredite, existe muitas mais perdidas em livros por aí. A dica vai para quem gosta (ou gostou) deste mundo fantástico que inspirou tanta gente a criar estórias semelhantes e que fascinou milhões de pessoas.
Vale ressaltar que é necessário uma boa dose de paciência e compreensão, pois não são livros fáceis de ler, pela alta quantidade de detalhes e explicação deles (há vários livros deles que não foram concluídos por ele mesmo e sim pelas mãos de seu filho Christopher Tolkien que fez um trabalho excelente reunindo contos e histórias do pai em vários livros, e fazendo em ótimo trabalho editorial, não perdendo nenhum detalhe). Mas os livros são excelentes referências ao mundo e a vários personagens de lendas que são contadas no SDA. Então fica aí os livros que foram traduzidos aqui no Brasil escritos por J.R.R Tolkien para todos que conhecem apenas SDA, mas querem saber muito mais, e, boa leitura:





Tree and Leaf




*Fonte de Imagens e Livros:
www.valinor.com.br

Um comentário:

Albarus Andreos disse...

Belo texto. Eu também sou um fã de Tolkien. Dê uma passadinha no meu blog, se puder: www.albarusandreos.blogspot.com

Abraços.

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs
Pingar o BlogBlogs
Add to Technorati Favorites
Personal Blogs - BlogCatalog Blog Directory