13 de junho de 2007

Qualidade Tupiniquim

Marcelo Rubens Paiva (e viva a cerveja ^^)


Para quem gosta de ler livros leves, com aqueles humores negros e divertidos, mas com um enredo surpreendente, inteligente, e com um estilo único, aí vai uma boa dica de um escritor tipicamente brasileiro: Marcelo Rubens Paiva.

Provavelmente, todo o adolescente que gosta de ler e que ficou vários dias coçando em casa ou foi obrigado pela professora chata de português, leu pelo menos um livro desse cara (não que isso seja uma regra). O mais conhecido e cultuado até hoje por aí como livro cult e básico para qualquer professor que está falando de literatura contemporânea ( acho que justamente por isso que não li esse livro primeiro) é Feliz Ano Velho. O livro marcou o início da década de 80 com a auto-biografia de Marcelo contando como foi a sua vida antes, durante e depois do “acidente” que ocorreu com ele tirando os movimentos de pernas e braços, e contando vários fatos marcantes da vida dele antes do acidente...foi um fenômeno de vendas na época, e na mesma década acabou virando filme. É um livro simples e fascinante, com muito humor e várias situações inusitadas na vida desse cara. Simplesmente devorei esse livro quando o li. E o que todos dizem até hoje, é que o livro, mesmo depois de 25 anos, é muito atual, e pior que não discordo disso. Por isso Cult. Por isso mostrado pelas professoras que um dia leram e se surpreenderam com a história do jovem Marcelo Rubens Paiva. E assim os outros livros vieram naturalmente. O melhor que eu li até agora foi Blecaute, apesar do seu enredo meio caótico, o livro é surpreendente, instigante, e muuuito bom. Vieram logo em seguida Bala na Agulha, Ua: Brari, Não és Tu Brasil e Malu de Bicicleta (todos eles romances) fora peças de teatro e as várias crônicas que viraram livros, como As Fêmeas e O homem que conhecia as mulheres.

Feliz Ano Velho

Para mim, o Marcelo, é um dos melhores escritores brasileiros da atualidade, sem sombras de duvida. Ainda não li o último livro dele (O Homem que conhecia as mulheres) , mas pretendo, então fica aí a dica para quem ainda não experimentou as palavras desse cara: Marcelo Rubens Paiva. E para quem já conhece, e gostaria de conhecer mais sobre esse excelente escritor (que já escreveu peças de teatro e dirigiu programas para a TV Cultura) recomendo o Fan-Blog Genial, excelente blog que acompanha os passos de Marcelo em todos os cantos que ele se mete ^^.


ARREVOÁ
[*]TPS

3 comentários:

Anônimo disse...

Excelente dica de leitura

Muito bom o texto, falando tudo sobre Marcelo Rubens Paiva
Parabens

Wanderson "Wans" disse...

Legal, boa pedida.
Realmente sou um destes que já leram Feliz ano velho, todo mundo já leu né?!!
O marcelo é um cara que além de escrever bem, escreve com uma linguagem muito coloquial, o que faz o livro ser realmente leve.
Um abraço!

Anônimo disse...

Feliz ano Velho é foda, sinto em ter lido ele apenas essa semana com quase 21 anos de idade... no ano passado conclui a faculdade com um TCC sobre o tema Pessoas com Deficiência, estudei este ultimo ano a noite e conheci caras incríveis com que fiz o trabalho... Depois que acabou a facul pensamos em colocar o projeto em prática e trabalhar com o público de pessoas com deficiência. Um dia umas dessas mentes brilhantes recomendou aos demais que lessem esse livro, que era muito bom!
Baixei na internet e comecei a ler, no começo me entristeci com a trágica história, mas com o desenrolar da mesma tive uma das melhores lições de vida até o momento!
Comecei a valorizar um pouco mais as coisas simples da vida, e comecei a narrar minhas experiências sexuais assim como o Marcelo fez no livro, o que me deixava muito excitada ao ler! Fiz isso inclusive com o cara que tem a mente brilhante e me indicou a leitura, por quem inevitavelmente tinha atração... e uma das coisas mais importantes que aprendi é que NUNCA se deve mergulhar de cabeça, até porque hoje em dia ninguém esconde tesouros embaixo d'água.
L.

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs
Pingar o BlogBlogs
Add to Technorati Favorites
Personal Blogs - BlogCatalog Blog Directory