26 de abril de 2007

A COHAB é "City"


Ultimamente tenho andado bastante em casa...Não sei... Talvez pelo fato de agora eu ter um computador de verdade e ter acesso a banda larga, as ruas da COHAB e seus caminhos tortuosos não me atraem mais como antigamente, assim como eram no auge da minha adolescência um pouco rebelde, cheia de pessoas legais, divertidas e com certo conteúdo intelectual nas ruas...Prefiro ficar lendo blogs a noite inteira e ficar tendo ataques constantes de nostalgia, do que sair para a rua e ver os transeuntes drogados do meu bairro pedindo de porta em porta um “trocado aí tia pra poiá”(esperando ansiosamente juntar seus cinco pila e comprar um crack ali pertinho), te abordando com umas caras alucinadas e esperando que tu tenha um “engorde pra poiá em uma bira” ou então “ Pra poiá num cigarrinho aí dos meu” , ou pior, ver eles trocarem todo o equipamento doméstico (TV, DVD, celular, roupas, tênis, relógio, etc), que geralmente foi comprado pelo suor de mãe e pai, por “umas horas de doidêra no paraíso da pedra...”. Quando me pedem algo, a resposta é clássica e simples: “Bah meu, to a zero” claro, carregado de eufemismos e gírias só para não dizer escancaradamente que tu não gosta nem um pouco da cara deles, e que não vai contribuir com a morte de ninguém.

É nessas horas que eu sempre penso: “Se quer se matar, se mata sozinho porra!!

A incrível diversidade cultural e social é o que mais impressiona nesse bairro . São pagodeiros para todo o canto, cantando a torto e a direito, muito mal por sinal, pagodeiras a noite inteira. Carros espalhados estrategicamente em cada rua do bairro rolando tudo o que o “povo gosta” (só o que há de bom na musica brasileira: funk, sertanejo e é claro, como todo o bom traficante pagando da malvado, Racionais Mc’s) em autofalantes superpotentes, não que eu tenha alguma coisa contra isso, mais escutar isso dia e noite é muito irritante. Pessoas com uma voz-ativa incrível também se encontram em meu bairro cheio de celebridades. Só faltam traficarem nos seus quartos e cozinhas de casa. Pois na minha porta já traficam. E é claro se falo algo, minha mãe chora, tripudia, me chama de louco e que não tenho amor à vida, somente por causa do medo que esse tipo de coisa impõe nas pessoas.

Sabe aquela política do “se não me fizeram nada, nada farei contra eles?

Pois é... Essa é a lei que predomina em meu bairro. Um bairro que não é uma cidade por detalhe (só aqui se encontram 12 mil pessoas, divididos em 62 “apertamentos”). Se quiser se drogar é só ir ali e comprar. É “fast-food” e “aberto Vinte e Quatro horas” literalmente.

Crack? Ali mesmo.

Maconha? Ali mesmo.

Pitíco? Ali mesmo.

Mulheres que chupam por cinco pila? É claro, ali mesmo.

Vinte e quatro horas. A hora que quiser. Sem esperar muito. Mas é claro, sem garantia de bom negócio. De preferência não venha de bairros vizinhos, pode haver tiroteios, balas perdidas e o cacete. E é claro nem pense em fugir da policia ou dizer qualquer outra coisa, jamais diga para eles que você é um cara bom e trabalhador e que não faz nada senão respeitar a vida quando eles estiverem fazendo a já famosa por aqui “Girica”, os socos e pontapés podem doer bastante e as balas acabam nem sempre sendo perdidas e podem estourar o seu melão.

Aí você pode se perguntar: Onde está a consciência dessa gente? Como criar filhos em um local como esse?

É claro, muitos não tem escolha, pois não possuem meios de sair disso, e acabam se conformando com essa situação. Assim como na maioria dos bairros e cidades com esses problemas. Outros não estão nem aí. “Que dane-se os drogados mesmo e deixe os traficantes para lá, uma hora eles se matam ”.

[...]

Já fazem 14 anos que eu moro aqui. E nunca vi esse lugar tão podre como está agora e nunca o vi o tráfico tão fluente e descarado como está agora. Eu sou daquele grupo que se mata falando e ninguém escuta. Pois seguem aquela já fadada filosofia citada ali em cima. Então acabo me irritando com a ignorância das pessoas e finjo que não vejo essas coisas.

E você deve estar se perguntando agora:

Porque que tu ta falando isso então seu idiota se tu não faz nada para ajudar?”


Esses fatos citados aqui são todos verídicos e bem comuns na sociedade brasileira, ou até bem piores, mais em um país tão lindo e ao mesmo tempo tão podre como esse, infelizmente as coisas acontecem assim: Todo mundo se fode por causa de drogas, corrupção, assaltos, educação defasada, etc e na maioria dos casos ninguém faz nada, ninguém diz nada. É assim em qualquer canto. Aí um dito cujo resolve falar alguma coisa contra esses “erros” brasileiros. “Ih, esse cara é louco” uns dizem. “Ah olha só esse cara pagando de bonzão, e é um merda que não caga nem cheira”. Ou ainda amanhece morto em qualquer beco por aí.

Tsc, Tsc, tsc....bom pelo menos eu escrevi alguma coisa, é um começo.

ARREVOÀ

4 comentários:

Anônimo disse...

É algo complicado de se comentar, afinal, quem é que pode atirar a primeira pedra? Mas uma coisa vc está totalmente correto, quer se matar, se mata sozinho.

Anônimo disse...

Concordo com vc, se vc gosta faz sozinho ,sem atrapalhar a vida dos outros, o q eu tenho a ver com isso?Gostei muito do seu blog,parabens

Elisa disse...

Achei seu blog atraves do Orkut, Li "a volta dos que não foram 2"e eu adoro rock, mas preferi comentar neste teu post.
Bem, moro em uma cidade Hiper violenta, onde a guerrilha das favelas tomou conta do asfalto, onde as pessoas perderam totalmente o respeito ao ser humano, próximo.Moro no Rio de Janeiro...
Mas não sabia que em outras cidades a situação era tão parecida com a daqui.Achei que esse caos urbano ocorresse aqui, onde estamos tomados de favelas.
Cara, não tenho nada contra quem mora na favela, pq nela há muitos trabalhadores, assim como no bairro onde vc mora, mas tenho sim contra o império do narcotráfico!
Acho que a nossa geração deveria ter mais voz ativa, e lutar contra este tipo de coisas(entre todas as outras que vivemos aqui!)
Mas não, nossa geração só quer saber de coisas futeis(aqui no RJ, de Funk!)
Bem, deixa eu terminar, pq se não me impolgo e acabo detonando seu blog c/ o meu comentário...

Até mais,

Elisa disse...

Já o fiz!
Já tinha te linkado antes de vc falar!

Fui!

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs
Pingar o BlogBlogs
Add to Technorati Favorites
Personal Blogs - BlogCatalog Blog Directory